sexta-feira, 6 de junho de 2008

Arraial


A Serra da Canastra é um misto de preservação da natureza e recanto energético de paz, muita paz. Pelo menos pra mim... O arraial de São João Batista tem dentro do parque tudo aquilo que acreditamos não haver mais: gente simples e que de maneira simples, vive sua vida devagarinho, bem minerinho, sabe?

"Enquanto tive diante dos meus olhos a Serra da Canastra, desfrutei de um panorama maravilhoso.
À direita descortinava uma vasta extensão de campinas e à esquerda tinha a serra, do alto da qual jorravam quatro cascatas." Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) em "Viagem às nascentes do rio São Francisco"

Além de São João, São Roque de Minas e Delfinópolis estão dentro do Parque da Serra da Canastra. Mas é do arraial de São João que podemos avistar duas cachoeiras que surgem como pinturas moldurando os horizontes daquele ambiente bucólico.

Para hospedar-se existem pousadas e alguns moradores locam suas casas. Mas o local mais legal é a Pousada Refúgio da Serra, (34) 3661-5920. Liga lá que o João Paulo sabe tudo de Serra.
Como a pousada não serve refeições o lugar mais bacana (e mais gostoso) para comer, onde você pode jogar sinuca, uma prosa fora e ainda de leva morrer de rir é no Bar do Sô Vicente. Figura raríssima, que só mesmo em São João você vai encontrar. Esqueça tudo o que já viu. É quase em frente à igreja.

É chegando lá pra saber, pra sentir... De repente a vida louca vida da cidade vai se distanciando não somente pelos quilômetros deixados para trás, mas da cabeça, da alma e do coração. Aliás, São João Batista vai viver eterno dentro da alma e do coração daqueles que amam a natureza e tudo que nela existe.

Viva a natureza! Preserve!

Atenção:
O Parque Nacional da Serra da Canastra fecha às terças-feiras. Exceto em feriados prolongados e nas férias (janeiro e julho). O horário de entrada é até as 16h00. Saída até as 18h00. Horários alternativos somente com prévia autorização da chefia do Parque.
O acesso às cidades de São Roque de Minas e Vargem Bonita via Piumhi (MG 050) está asfaltado. Há doi pequenos trechos em obras (pontes).
Em épocas de chuvas, o acesso por terra ao Parque e as cidades podem ser precários.
Mais informações: www.serradacanastra.com.br